Estudo realizado aos anunciantes em Portugal revela dados interessantes.
O Direct Mail não só pode ser conciliado com outros meios como também pode incrementar os resultados. É eficaz e proporciona um elevado retorno. Estas são as principais conclusões do estudo realizado aos anunciantes que não prescindem deste meio para potenciar os resultados das suas campanhas.
A conjugação de múltiplos meios é uma das formas que nos levam ao sucesso de uma campanha de publicidade. Tendo consciência desse sucesso, muitas das empresas em Portugal optam por fazer a integração de diversos meios para fazer chegar ao grupo-alvo essa mesma mensagem. Esta é uma das conclusões do estudo desenvolvido pelo Instituto de Marketing Research, solicitado pelos CTT, realizado às empresas anunciantes em Portugal.
Este estudo revela que 60% dos anunciantes de Direct Mail contemplam este meio de publicidade na sua estratégia de cross-channel. Além de que, mais de metade desses anunciantes fazem-no com objetivo especifico de ampliar os seus resultados. A imprensa, publicidade online, redes sociais e E-mail são os meios mais usados (acima dos 70%) pelos anunciantes de Direct Mail na sua estratégia de cross-channel.
Outra conclusão é o facto de os anunciantes terem preferido o Direct Mail devido à sua rentabilidade e credibilidade. No estudo realizado, 85% dos anunciantes acreditam que o Direct Mail é um meio muito rentável e credível, atribuindo 8,1 pontos numa escala de 1 a 10 ao nível de rentabilidade. Tal facto é demonstrado na rentabilidade gerada pelas campanhas realizadas, 50% destes anunciantes obtêm retornos de 50% face ao investimento realizado e 38% conseguem atingir retornos de 80%.
A taxa de eficácia associada a este meio é também elevada, na medida em que 57% dos anunciantes obtêm taxas de resposta iguais ou superiores a 4%, sendo que 47% obtêm uma taxa de resposta superior a 6%. Este meio é utilizado para gerar resultados, como também estimular reações e personalizar o contacto com o seu cliente.
São inúmeras as vantagens associadas ao Direct Mail, das quais se destacam a captação da atenção dos recetores, provocação de reações nos consumidores e a possibilidade de segmentação na distribuição deste tipo de publicidade.
Mesmo com a crescente utilização dos meios online, o Direct Mail consegue gerar uma taxa rentabilidade e de eficácia muito interessante confirmando que os consumidores são muito recetivos a campanhas publicitárias que também utilizam os meios físicos.
Ficha técnica: Estudo quantitativo, inquirição telefónica, Maio 2015; universo: anunciantes DM, amostra: 88 empresas, intervalo de confiança: 95%. Por IMR Instituto de Marketing Research para CTT Sociedade Aberta SA.