Com as Soluções CTT Ads, o produto Elvive chega às mãos dos portugueses
Para a Elvive, especialista em cuidado capilar, a experimentação do produto é um aspeto importante e fundamental para a decisão de compra do consumidor final. Para comunicar com os seus potenciais clientes, a marca aposta nos serviços de publicidade CTT Ads. A Elvive é uma marca da L’Oreal Paris que tem uma gama para cada tipo de cabelo, como podemos comprovar nas suas ações de comunicação para diversos públicos-alvo, embora as ações de comunicação realizadas sejam mais direcionadas para as mulheres. No ano corrente, realçamos duas ações que contaram com a eficácia das soluções CTT Ads.
A capacidade de gerar experiências juntos Consumidores e mesmo a experimentação do produto antes da compra, são aspetos cada vez mais valorizados pelos consumidores atuais. Foi neste contexto que a ação intitulada “O meu Elvive” chegou através de um envelope com uma simples carta, com a imagem do mapa de Portugal, a cerca de 2.3 milhões de casas em Portugal. Uma ação que visava convidar o consumidor a visitar um ponto de venda Elvive num espaço comercial perto de si para descobrir qual o melhor produto para si. Nesta ação, foi usado o Drop Mail, uma forma de comunicação sem endereço nas caixas de correio com recurso a ferramenta de geolocalização, que permitiu corresponder as coordenadas geográficas dos pontos de venda adjacentes à localização da pessoa. Esta por sua vez, recebeu a peça com o convite para dirigir-se ao local mais próximo para o contacto com a marca.
Mas a experiência não ficou por aqui. A partir do contacto dos consumidores com o site da Elvive e, depois de responder a um questionário de diagnóstico, foi possível surpreendê-los com o envio de uma amostra grátis do produto, especialmente endereçado a cada consumidor, e personalizado consoante o seu tipo de cabelo determinado a partir do questionário. Para entregar este brinde, foi utilizada a solução CTT Ads que garante este relacionamento - o serviço Direct Mail. A peça de Direct Mail além de explicar as especificidades do produto apresentava uma amostra grátis para o consumidor comprovar o produto que lhe é mais indicado.
A versatilidade dos serviços publicitários CTT Ads permitiu que, mesmo em complementaridade com canais do âmbito digital, o fornecimento de amostras pode maximizar o sucesso das campanhas e permitir a aproximação efetiva com o cliente final. «A utilização das amostras é um dos principais drivers para a compra», explica António Frazão, Brand Manager da Marca, «e por isso temos a preocupação de entregar as amostras certas às pessoas certas, e daí o direct mailing, que é uma ferramenta muito importante porque conseguimos entregar a quem nos pede na sua morada, em sua casa, a fórmula certa», acrescenta.
Em ambas as ações, a marca atingiu bons resultados, quer na fase de contacto no ponto de venda, assim como, ao nível de participação nos diagnósticos do tipo de cabelo que resultaram no envio de centenas de amostras para todo o país. A Elvive começou a trabalhar com os CTT em 2011. Nessa época, era a quarta marca no mercado de “hair care”, com oito pontos de quota de mercado e, atualmente está entre a segunda e terceira posição de mercado com 14.5 pontos de quota. «Isto mostra a massificação que conseguimos atingir. Não foi apenas dos CTT, foi um trabalho de marca feito em todos os meios mas, naturalmente, contamos com a ajuda dos CTT para levar as nossas fórmulas ao maior número de consumidoras possíveis». - explica António Frazão, “Brand Manager” da Elvive L’Oreal Paris.