Artigo

Estratégia de vales e descontos continua

Vales e descontos: uma estratégia cada vez mais utilizada

Verifica-se desde 2011 uma crescente utilização das promoções, nomeadamente por parte dos retalhistas, como estratégia para aumentar a sua quota num mercado cada vez mais concorrencial. Neste sentido, segundo o Público, as vendas em promoções aumentaram para cerca do dobro, representando mais de 40% das vendas totais.

Este aumento exponencial de promoções tem contribuído para um maior interesse por parte dos consumidores em receber esta informação nos seus lares, e assim, poderem planear da melhor maneira as suas compras.

Existem várias as fontes que demonstram esta tendência em Portugal.

Segundo notícia do Público (estudo Nielsen), as vendas em promoções aumentaram para cerca do dobro, representando mais de 40% das vendas totais.

De acordo com a Sábado, um estudo (IPAM) que teve por base 466 famílias portuguesas, 85% dos consumidores já assumem que andam à procura de promoções com o objetivo de diminuir os seus custos em compras. Cerca de dois em cada três consumidores empenham-se ocasional ou mesmo frequentemente para obter cupões de desconto.

Uma família de quatro pessoas que compra praticamente tudo em promoção pode chegar a poupar 200 euros mensais. O cálculo é da página Oportunidades, Descontos e Promoções, criada em 2012, que reúne os folhetos de promoção dos principais híper e supermercados nacionais, e que conta com mais de 16 700 seguidores só no Facebook.

De acordo com esse mesmo artigo, a utilização dos meios físicos (folhetos e newsletters publicitários) são para metade dos consumidores (50,1%), a principal fonte de obtenção de cupões promocionais. As SMS (45,5%) e o e-mail (46,1%) são os outros meios mais utilizados. De notar, a presença da combinação dos meios físicos com os meios digitais visando o aumento da eficácia das campanhas promovidas pelas empresas.

As promoções são tema do dia-a-dia. Os próprios meios digitais renderam-se à sua discussão, com a crescente número de blogs que se dedicam apenas à divulgação das promoções existentes no mercado. A confirmar esta tendência, destaca-se a iniciativa levada a cabo pela Media Capital que premiou como Blog do Ano o blog de divulgação de promoções “Poupadinhos e com Vales”, na categoria “Política, Economia e Negócios”. Este prémio foi atribuído com base numa votação do público, após uma pré-seleção de quatro blogs para cada categoria.

Fontes: Público, Sábado e Oportunidades, Descontos e Promoções

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