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Acrescente “provocação” ao Direct Mail

Imagens e textos diferenciadores aumentam o impacto nas campanhas

Como é que um Direct Mail provocativo pode resultar em sucesso?

Ao longo dos anos, diversas campanhas de marketing causaram impacto por serem chocantes, controversas e até demasiado arriscadas.

A marca de vestuário Benetton chamou a atenção para diversos temas sensíveis como a religião e questões raciais. A marca de calçado Pony, criou em 2004 a campanha “Black Jesus”. A associação PETA foi outra organização igualmente responsável pela criação de um grande número de anúncios controversos.

Todas estas campanhas foram memoráveis do ponto de vista da comunicação publicitária, e podem ser tomadas como referência na geração de impacto.

Assim, que técnicas deve ter em conta para criar uma campanha de Direct Mail apelativa e arriscada?

  • Criar um título chocante

De acordo com as estatísticas, o título é cerca de 73% responsável pelo sucesso de uma campanha de Direct Mail. Neste sentido, deve criar um título que se destaque.

Um exemplo de um título poderia ser “We’re not the best car dealership in the USA”(“Nós não somos o melhor stand de automóveis existente nos E.U.A”) seguido de um subtítulo “But we’re the best in Florida” (“Mas somos os melhores na Flórida”). Títulos chocantes são muitas vezes contrários ao que seria de esperar, criados especificamente para captar a atenção do leitor.

  • Utilizar imagens provocativas

As imagens são muito poderosas e despertam a atenção. Imagens “algo chocantes” são muitas vezes utilizadas por instituições de caridade, e obtêm resultados. Esta técnica pode ser adaptada a outros tipos de negócio.

  • Limitar gráficos e textos

Destaque valores relevantes de gráficos e textos. Esta técnica apoiada no poder da imagem é muito eficaz quando existe pouca informação para comunicar. Uma imagem e um texto reduzido são tudo o que basta para manter o cliente interessado. Para tornar o mailing mais atrativo e aumentar o interesse, adicione um link ou informação complementar.

  • Encarar o mercado com cuidado

É importante salientar que cada cliente poderá interpretar a mensagem de uma forma diferente, assim, é necessário ter algum cuidado na hora de selecionar os conteúdos para cada mailing.

  • Complementar a sua campanha de Direct Mail com plataformas online

A informação que é transmitida no mailing deve ser articulada com artigos presentes nas suas plataformas online, nomeadamente as redes sociais. O impacto das peças físicas será reforçado, sejam imagens ou mensagens quando se tornam virais.

Em suma, esta técnica é bastante eficaz no Direct Mail.

Estamos cada vez mais habituados a ler conteúdos semelhantes nos mailings, pelo que uma publicação diferente nos deixa intrigados e com vontade de saber mais.

No que toca a técnicas de marketing, o principal objetivo é causar interesse e iniciar um diálogo.

Fonte: TMR direct, EUA 2016