Caso de sucesso

Casio, vendas crescem quando se atinge o público-alvo

A comunicação física revela-se uma forma eficaz para se chegar ao público do meio escolar

A Casio, empresa multinacional de origem japonesa, atua no mercado português através de três categorias de produtos com necessidades de comunicação diferenciadas: calculadoras, projetores de vídeo e relógios.

Consciente das necessidades e características do mercado escolar em particular, a Casio utiliza uma das soluções CTT Ads, o Direct Mail, para promover as suas calculadoras junto dos professores e das escolas. Trata-se de uma comunicação de carácter informativo e utilitário que, ao mesmo tempo que dá a conhecer o produto, inclui exercícios que os professores podem utilizar nas aulas.

«Temos de informar e manter os professores atualizados para que estes podem utilizar melhor as nossas calculadoras, dando um melhor ensino aos seus alunos», explica Fernando Pontes, CEO da Casio em Portugal.

Apesar de os exercícios também estarem disponíveis nos canais digitais, o responsável acredita que a comunicação física é a forma mais eficaz de chegar ao meio escolar. «Estas pessoas privilegiam o papel, não podemos deixar de comunicar em papel. É a única forma de estarmos junto deste público». Foram assim realizadas duas campanhas que totalizaram 11 mil envios e, apesar de ainda ser cedo para avançar com resultados, a taxa de retorno estará na ordem dos 5%.

Por outro lado, na promoção dos relógios «estamos a falar de publicidade pura», afirma Fernando Pontes. «Tratando-se de um artigo quase de moda, vale muito a exposição em loja», acrescenta.

A oferta Casio de relógios diferencia-se pela existência de diversas marcas, onde o G-Shock, o relógio que resiste a quase tudo, é o que mais se destaca. Nascido do sonho de criar um relógio que não se partisse, mesmo que sofresse uma queda, o equipamento alia a robustez à tecnologia, sem esquecer o design.

Assim, para promover estes produtos, a marca apostou na abertura de uma loja, durante um mês, na Rua de Santa Catarina, no Porto. Para dar a conhecer a existência daquela “pop-up store”, a marca também contou com a solução CTT Ads, o Drop Mail para a distribuição de folhetos na zona envolvente à mesma.

Na opinião de Fernando Pontes, a iniciativa foi um sucesso e as vendas superaram as expectativas. «Mostramos ao público e aos clientes do Porto que é possível vender relógios de 1.500 e 2.000 euros da Casio. Mostramos que temos qualidade, design e características para as pessoas acreditarem a valorizarem a marca».

Verifica-se assim a versatilidade das soluções de comunicação para necessidades diferentes de um cliente que comunica necessariamente com públicos diversos. As soluções CTT Ads foram um importante suporte para fazer chegar essa comunicação.

Fernando Pontes, CEO da Casio em Portugal, empresa multinacional de origem japonesa que promete continuar a crescer e a adicionar valor ao mundo.

Cliente

Nome
Casio
Área de negócio
Retalho especializado

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